As interfaces de usuários só existem porque não podemos interagir com o computador da mesma maneira que interagimos com as pessoas. Afinal de contas, imagine se pudéssemos dizer: Holmes, pegue esta Nota Fiscal com vencimento em 21/03/2016 e envie para a Contraine Assessoria. Como isso ainda é só ficção, a cada novo sistema os usuários precisam aprender um idioma novo, composto por botões, links, telas, etc. Nesse sentido, o melhor dos mundos são “sistemas transparentes”, onde as pessoas não precisam reaprender nada!
A melhor interface é não ter user interface – Golden Krishna
A integração é uma maneira de tornar o Holmes transparente. Temos bons casos de sucesso onde os clientes continuam adicionando documentos nos sistemas que já conhecem e eles vão para o Holmes com sua classificação já definida. Isso é possível porque estes sistemas enviam não só o documento para o Holmes, mas também as informações que eles já têm. São nestes casos que dizemos que o Holmes atua na retaguarda, pois ele não aparece para o usuário final.
Os principais motivos identificados até o momento para os clientes desejarem um repositório de documentos na retaguarda são:
1. Meu sistema não suporta o volume de documentos gerado
2. Eu não quero ter custos com armazenamento e manutenção de documentos no meu sistema
3. Quando preciso encontrar algum documento no meu sistema tenho bastante dificuldade
Em muitos casos o fato do Holmes atuar na retaguarda confere mais duas vantagens:
1. A quantidade de usuários que precisa de treinamento no Holmes é reduzida drasticamente
2. A quantidade de usuários que precisa de suporte de uso do Holmes é reduzida drasticamente
Os itens 1 e 2 acima acontecem porque uma vez que o Holmes não “aparece” para todos os usuários não há porque eles serem treinados e nem terem dúvidas. A integração, muitas vezes, é um investimento inicial que compensa no longo prazo!